terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Estudo pioneiro com células estaminais salvou duas crianças

Uma equipa de investigadores chineses conseguiu realizar com sucesso um tratamento pioneiro com células do tecido do cordão umbilical em duas crianças. O estudo foi recentemente publicado na revista «Transplantation», num artigo científico que descreve a primeira aplicação clínica em seres humanos de células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical.

Os pacientes sofriam da doença do Enxerto Contra o Hospedeiro (GVHD), uma complicação comum dos transplantes, em que as células do dador atacam o organismo receptor (doente), podendo mesmo ser fatal.


David Ferreira, médico, explicou ao «Ciência Hoje» que os dois pequenos doentes, anteriormente transplantados, "receberam um enxerto (medula óssea) a partir de um dador [não foi auto-transplante] e o corpo receptor (hospedeiro doente) não é 100 por cento compatível geralmente reconhece o corpo como estranho e cada um dos seus órgãos, levando a esta doença”.
 O médico avançou ainda que “este resultado é bastante promissor, como imunomodelador”, dado que ambas as crianças apresentavam “um prognóstico reservado” e não respondiam a nenhuma das “terapêuticas aplicadas”. Contudo, sublinhou ainda que “carece de mais estudos”.

A ambas foi feita a infusão de células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical, via endovenoso. Após cada administração, as manifestações da doença "melhoraram consideravelmente, num curto espaço de tempo e sem nenhum efeito adverso". Os pacientes foram tratados em Junho e continuam saudáveis.

Sendo assim, os resultados deste estudo indicam que o procedimento utilizado foi seguro e eficaz no tratamento da GVHD destas duas crianças. O tecido do cordão umbilical é rico em células estaminais mesenquimais e, contrariamente às mesmas células da medula óssea, as do tecido do cordão umbilical, são fáceis de obter e de forma indolor, através da colheita do tecido do cordão umbilical no momento do parto.
 http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=52372&op=all